terça-feira, 11 de março de 2008
Dia 12 de março é nosso dia!
Um pouco de história...
A importância do bibliotecário guardar e organizar livros e documentos, de forma que qualquer pessoa consiga encontrá-los facilmente. Isso é um supertrabalho para os bibliotecários ou biblioteconomistas, profissionais que cuidam de toda a organização de uma biblioteca.
Você sabe por que estamos falando de biblioteca, bibliotecários, biblioteconomistas, livros e documentos? É porque em 12 de março comemoramos o Dia do Bibliotecário. Essa data foi escolhida em homenagem a Manuel Bastos Tigre, que nasceu em Recife-PE em 12 de março de 1882 e faleceu em 1957.
Manuel Bastos terminou o curso de Engenharia em 1906 e resolveu fazer uma especialização nos Estados Unidos. Lá ele conheceu o bibliotecário Melvil Dewey. Esse encontro mudou o rumo da carreira do brasileiro: ele passou de engenheiro a bibliotecário. Trabalhou no Museu Nacional, na Biblioteca da Associação Brasileira de Imprensa e também na Biblioteca Central da Universidade do Brasil.
A biblioteconomia e eu....
"A Biblioteconomia chegou até a mim através da Revista Claudia, quando ainda estava em dúvida o que faria no vestibular. Pensei em fazer artes, educação física, mas quando bati o olho nesta matéria, decidi e fiz o vestibular para biblioteconomia. Passei para a UFF e assim formei. Mas o dia-a-dia faz o profissional. Quando ainda fazia o curso estava fazendo estágio numa das bibliotecas de artes mais importante do país. Consegui me efetivar como funcionária e neste ano vou fazer 22 anos que venho exercendo a minha profissão.
A paixão por bibliotecas e livros de arte foi instantânea. Com o passar do tempo, integrei um grupo chamado REDARTE (Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro) do qual atualmente sou Presidente. A integração com outras bibliotecas de arte e também com os diversos profissionais nesta área tem me proporcionado um conhecimento mais amplo da profissão. Além de ser enriquecedor é uma profissão que dá possibilidades de usar criatividade e imaginação.
Eu penso que o SEGREDO de tudo isso é poder beneficiar, compartilhar e fazer muitas amizades nesta profissão."
PARABÉNS A TODAS PELA DEDICAÇÃO DIÁRIA, NOBRES BIBLIOTECÁRIAS GUERREIRAS!
Mary K. Shinkado
Bibliotecária do Museu Nacional de Belas Artes/RJ
Presidente da REDARTE/RJ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário